domingo, 5 de setembro de 2010

Goticismo


Goticismo
...para muito nada alem de um nome...para outros, um estilo de vida.
Assim como toda a cultura,existe, claro uma idealização do ser Gotico, logo imaginam as coisas mais absurdas sobre nós.Algumas pensam que temos pacto com o Diabo, outros axam que nao passamos de depressivos suicidas, e as outas pessoas com menos cultura chegam a deixar-nos com raiva quando dizem: "Nossa, olha ali um rockeiro" , rotulando-nos de forma errada, confundindo-nos com outro grupo de pessoas totalmente diferente do nosso.
"A ideologia do Goticismo, e que, quando se aprende a lidar com a morte (ou com o medo dela), de certa forma, se aprende a viver melhor".
Também existe a filosofia Gotica: " O mundo nao e perfeito, o mundo somente será bom para se viver quando toda a hipocrisia e falsidade acabarem".
O surgimento da palavra "Gotico" esta relacionado historicamente com algumas tribos germonicas do seculo III d.C. Sao famosas por terem invadido o imperio romano nessa epoca e tambem por terem sido as primeiras tribos a converterm-se ao cristianismo. Os italianos achavam que a sua admirada arte estava a ser corroida pelos entao Cristãos. Sendo assim, atacavam os godos e taxavam pejorativamente toda a arte medieval cristã de "gotica". Dando assim, um sentido ainda maior para essa palavra.
De certa forma, o Goticismo entercala-se em partes com o romantismo, tornando a arte gotica que ja era sombria e misteriosa, agora ganhou um toque romantico nas suas escrituras. 

Religião dos Goticos
Uma vez. estava num site relacionado com a arte e a cultura gotica, mas ele envolvia uma questao da religiosidade dos goticos, disendo: " ...goticos que sao goticos mesmo, nao teem religiao nenhuma, nao seguem regras..." È claro que os goticos nao gostam de seguir doutrinas, regras e etc. Mas um gotico é livre para fazer o que quiser. Uma das proprias idealizações do ser gotico é: "Seja voçe mesmo"! Entam eu axo que se um gotico se sente um pouco melhor em apenas acreditar que ha um ser superiror, que criou tudo e etc, porquÊ nao deixar-nos acreditar?


O visual dos Goticos
Muitas veses, quando as pessoas veem um gotico percebem que elas sofrem um (as veses leve, as veses mais forte) impacto visual. Isso e evidente e facil de explicar, as pessoas nao estao habituadas a depararem-se com as pessoas vestidas totalmente de preto, quando as veem acabam por se surpreender e mesmo assustando-se.
Mas, e o outro lado da historia? Sera que alguma dessas pessoas que se assustam com o nosso visual ja parou para pensar no porquê de nós usarmos sempre a cor preta? A minha explicação mais logica e que, nos ultimos tempos, varios escritores e musicos famosos, tenham cometido o suicidio, e como a sociedade usa o preto como a cor de respeito aos mortos, os seus fãs e admiradores começaram com esse estilo diferente. Outras pessoas usam o preto pura e simplesmente pelo ar sinistro e misterioso que a cor proporciona. Continuando com o estilo, os goticos nao se vestem so de preto, tambem se maquilham. A maquilhagem facial e sempre mais depressiva, dando um ar mais pálido, destacando negramente as sombras dos olhos.



Porquê  o vicio pela noite
A noite torna o visual do gotico ainda mais sinistro, oferecendo um ar mais triste e depressivo ao mesmo. A noite combina perfeitamente com o vestimento e a maquilhagem dos goticos.








Musica Gotica
Muito influenciada pela musica clasica, a musica gotica utiliza-se de belos vocais sopranos, tenores, violinos, pianos e verdadeiras orquestras completas. A unica diferença entre musica classica e musica gotica sao as letras. Geralmente as letras goticas contam historias de amor, muitas veses com tristeza, mitologia, vida, morte,etc ... Daí para a frente a musica gotica cumeçou a tomar outro rumo. Ganhou bateria, baixo, guitarras graves, com diversos tipod de vocais (gutural, rasgado e lírico), o que hoje nós chamamos o Metal Gotico. Actualmente o Metal Gotico incrementa-se muitas veses com outros estilos de metal. como por exemplo o Gothic Death, Metal, Black Metal ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário