domingo, 5 de setembro de 2010

Goticismo


Goticismo
...para muito nada alem de um nome...para outros, um estilo de vida.
Assim como toda a cultura,existe, claro uma idealização do ser Gotico, logo imaginam as coisas mais absurdas sobre nós.Algumas pensam que temos pacto com o Diabo, outros axam que nao passamos de depressivos suicidas, e as outas pessoas com menos cultura chegam a deixar-nos com raiva quando dizem: "Nossa, olha ali um rockeiro" , rotulando-nos de forma errada, confundindo-nos com outro grupo de pessoas totalmente diferente do nosso.
"A ideologia do Goticismo, e que, quando se aprende a lidar com a morte (ou com o medo dela), de certa forma, se aprende a viver melhor".
Também existe a filosofia Gotica: " O mundo nao e perfeito, o mundo somente será bom para se viver quando toda a hipocrisia e falsidade acabarem".
O surgimento da palavra "Gotico" esta relacionado historicamente com algumas tribos germonicas do seculo III d.C. Sao famosas por terem invadido o imperio romano nessa epoca e tambem por terem sido as primeiras tribos a converterm-se ao cristianismo. Os italianos achavam que a sua admirada arte estava a ser corroida pelos entao Cristãos. Sendo assim, atacavam os godos e taxavam pejorativamente toda a arte medieval cristã de "gotica". Dando assim, um sentido ainda maior para essa palavra.
De certa forma, o Goticismo entercala-se em partes com o romantismo, tornando a arte gotica que ja era sombria e misteriosa, agora ganhou um toque romantico nas suas escrituras. 

Religião dos Goticos
Uma vez. estava num site relacionado com a arte e a cultura gotica, mas ele envolvia uma questao da religiosidade dos goticos, disendo: " ...goticos que sao goticos mesmo, nao teem religiao nenhuma, nao seguem regras..." È claro que os goticos nao gostam de seguir doutrinas, regras e etc. Mas um gotico é livre para fazer o que quiser. Uma das proprias idealizações do ser gotico é: "Seja voçe mesmo"! Entam eu axo que se um gotico se sente um pouco melhor em apenas acreditar que ha um ser superiror, que criou tudo e etc, porquÊ nao deixar-nos acreditar?


O visual dos Goticos
Muitas veses, quando as pessoas veem um gotico percebem que elas sofrem um (as veses leve, as veses mais forte) impacto visual. Isso e evidente e facil de explicar, as pessoas nao estao habituadas a depararem-se com as pessoas vestidas totalmente de preto, quando as veem acabam por se surpreender e mesmo assustando-se.
Mas, e o outro lado da historia? Sera que alguma dessas pessoas que se assustam com o nosso visual ja parou para pensar no porquê de nós usarmos sempre a cor preta? A minha explicação mais logica e que, nos ultimos tempos, varios escritores e musicos famosos, tenham cometido o suicidio, e como a sociedade usa o preto como a cor de respeito aos mortos, os seus fãs e admiradores começaram com esse estilo diferente. Outras pessoas usam o preto pura e simplesmente pelo ar sinistro e misterioso que a cor proporciona. Continuando com o estilo, os goticos nao se vestem so de preto, tambem se maquilham. A maquilhagem facial e sempre mais depressiva, dando um ar mais pálido, destacando negramente as sombras dos olhos.



Porquê  o vicio pela noite
A noite torna o visual do gotico ainda mais sinistro, oferecendo um ar mais triste e depressivo ao mesmo. A noite combina perfeitamente com o vestimento e a maquilhagem dos goticos.








Musica Gotica
Muito influenciada pela musica clasica, a musica gotica utiliza-se de belos vocais sopranos, tenores, violinos, pianos e verdadeiras orquestras completas. A unica diferença entre musica classica e musica gotica sao as letras. Geralmente as letras goticas contam historias de amor, muitas veses com tristeza, mitologia, vida, morte,etc ... Daí para a frente a musica gotica cumeçou a tomar outro rumo. Ganhou bateria, baixo, guitarras graves, com diversos tipod de vocais (gutural, rasgado e lírico), o que hoje nós chamamos o Metal Gotico. Actualmente o Metal Gotico incrementa-se muitas veses com outros estilos de metal. como por exemplo o Gothic Death, Metal, Black Metal ... 

sábado, 4 de setembro de 2010

Historia do Rock

O Rock é um estilo musical que surgiu no final dos anos 40 e no início da década de 50,nos Estados Unidos, em uma mistura de estilos como o Country,o Rhythm & Blues, a Gospel Music. Desde então o Rock 'n' Roll foi assumindo diferentes formas como o indie rock,folk rock,pop rock,progressive rock,punk rock dentre outros. Aqui vamos a uma antologia do rock década por década.

The 50's-O início

Os anos 50 revolucionariam o mundo da música, com a criação de músicas com andamento mais rápido, mais irreverentes e dançantes nascia ai o rock 'n' roll, que durante muito tempo assumiu a face de Elvis Aaron Presley, um jovem do Mississippi, com uma guitarra elétrica um rebolado nunca antes visto que chocou o mundo, rebolado este que chegou a ser censurado pelos mais conservadores a ponto de numa apresentaçã de Elvis no Ed Sullivan Show, a câmera só o filmou da cintura pra cima e em apresentações do Rei colocavam-se fiscais para não o deixar se “empolgar” demais com o rebolado, a Elvis mais tarde viria a cair a alcunha de Rei do Rock, Elvis no entanto dizia que não havia criado o Rock, que este já estava por aí a muito tempo era apenas chamado de Rhythm & Blues, no entanto o Rei começa seu declínio ao assinar com Tom Parker, “O Coronel”,como seu agente,Parker não tinha experiencia nenhuma no ramo e acaba afundando o Rei nas drogas enquanto embolsa 50% de seus lucros. A década também contou com outros nomes de peso com Chuck Berry,que se imortalizou com o passo “Duckwalk” , Buddy Holly, Ritchie Valens, Big Bopper, sendo que os últimos três faleceram em trágico acidente envolvendo um avião monomotor, este acidente viria a inspirar Don Mclean a compor o hit American Pie que define este dia como “o dia em que a música morreu”.

The 60's- The Beatles


No início dos anos 60 surge o som da Motown, contando com artistas como Stevie Wonder, Ray Charles,Marvin Gaye...,dando uma nova cara ao rock, Eis que a partir de 1963 começa a tomada britânica do cenário do rock, graças ao quarteto de Liverpool John Lennon, Paul McCartney,George Harrison e Ringo Starr, ou se preferir simplesmente The Beatles, a maior banda de rock da história começa a traçar sua trajetória no mundo da música, e se intala em todo o planeta a “Beatlemania”, em 1965 os Beatles levam 55.000 fans ao Shea Stadium em NY, os gritos da multidão abafam o fraco euipamento de som disponível na época, ao ponto de John dizer que eles não conseguiam ouvir o que estavam tocando, a apresentação no entanto marca um nova época para os show que agora começa a ser feitos em locais maiores e com mais público. Em 1966 paralelo ao sucesso dos Beatles, é lançado um albúm revolucionário o Pet Sounds do Beach Boys, que apresenta ao mundo o Surf Music, que derivava-se do Rock. Mas em 1967 os Beatles comprovam sua soberania e genialidade com o disco Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, o disco mais importante de sua história, suas novas canções rasgam todas as fórmulas que haviam consagrado a banda, este disco não só é um divisor de águas para a maior banda deste estilo, mas também é um divisor de águas para o rock que deixa de ter limites e formatos fixos. Foi também em 1967 que umas cenas mais famosas da história do rock se protagonizou, durante um show de Jimi Hendrix no Monterey Pop Festival, Hendrix jogou sua guitarra no chão, jogou combústivel nela e ateou fogo sobre o instrumento.A década de 60 ficou marcada pela Beatlemania e pela famosa frase:Sexo, Drogas e Rock 'n' Roll, com bandas como The Doors,The Rolling Stones(que disputava com Beatles, quem vendia mais cd's), Beach Boys, Jimi Hendrix, Janis Joplin entre outros, em 1969 no Auge do Flower Power, Love an Peace, o movimento hippie ganhou sua capital, uma fazenda WoodStock no interior do estado de NY, durante 3 dias o mundo viu o maior festival de sua história o WoodStock, que teve a frase Sexo, Drogas e Rock 'n' Roll como seu lema. Em termos de de cronologia do rock os anos 60 acabam em 10 de agosto de 1970 quando Paul McCartney comunica que não é mais um Beatle, apesar dos sinais claros que a banda já tinha acabado a tempos a ultima gravação foi feita em 1969, a quem atribua a separação do quarteto ao caso de John com Yoko Ono.

The 70's- O derivamento do Rock

Os anos 70 começaram com muitos protestos contra a guerra do Vietnã, a morte de Jimi Hendrix que morreu sufocado pelo próprio vomito em Londres após consumir doses extraordinárias de diferentes tipos de drogas em 1972 o senador Strom Thurmond envia um memorando a Nixon, o então presidente dos EUA, dizendo que John Lennon, o músico mais popular do planeta era uma ameça a sua reeleição, já que o discurso pacifista de Lennon ia contra os ideias e as campanhas militares de Richard Nixon, que gasta milhões de dólares para sem sucesso tentar deportar John Lennon. Em 1973 Elvis Presley faz sua última apresentação famosa no Hawaii, sua despedida é transmitida em escala global por um satélite de televisão e asistida por aproximadamente 1 bilhão de pessoas, a maior audiência de um show de rock até o momento, o Rei viria a morrer 4 anos depois. enquanto os artistas consagrados faziam suas despedida ou se lançavam em carreiras solo, o mundo do rock começava a mudar rependtinamente com o surgimento do punk rock nos EUA, com bandas de Hard Core e Metal como Black Sabbath , Kiss, The Ramones, bandas performáticas como Queen, David Bowie, enquanto na terra da Rainha, bandas de protesto como Sex Pistols, que trazem em música o drama da classe proletária britânica, e abrem caminho pra um serie de bandas que trariam a contestação como sua maior arma.

80's-Rock vs Pop

O Rock e a música em geral sofrem com a globalização artistas como Michael Jackson, que ele descanse em paz, e Madonna dominavam o mercado já que a música pop vendia mais, o Rock começa uma batalha com o pop pelo título de estilo dominante, essa luta tomou face quando Michael Jackson comprou grande parte do catálogo de músicas dos Beatles, mas o rock voltaria a dominar com bandas como Guns N' Roses, e a banda mais influente dos últimos anos U2, a primeira traz de volta o Sexo, Drogas e Rock 'n' Roll e a segunda traz músicas de protesto e o rock romântico, com sua flexibilidade o rock se funde ao rap, união que toma forna na regravação da música “Walk this Way”da banda Aerosmith pelo Rapper Run D.M.C., essa assume forma no nome dos Beatie Boys.No dia 8 de dezembro de 1980 John Lennon é assasinado por um fã, quando voltava para o seu apartamento no Dakota Building de NY, na frente do Dakota foi criado um memorial para Lennon no Central Park o memorial recebeu o nome de Strawberry Fields Forever, o assasino Mark David Chapman foi condenado a prisão perpétua e até hoje é mantido em cela separada dos outros presos, devido as ameaças de morte que recebeu.

90's-De volta as origens

O Rock independente vence o pop corporativo e volta a suas origens, a banda Nirvana acaba mudando o mundo com o disco Nevermind, o disco muda tudo quase que do dia pra note e da início ao reinado do Rock Alternativo, com Nevermind vem a descoberta do underground, com 1995 Kurt Cobain vocalista do Nirvana, o mesmo que levantou o grunge Nevermind, o silencia com um tiro em sua cabeça, mas outro novo estilo o Britpop vinha tomando a cena desde 1994 com o albúm “Definitely Maybe”, da banda Oasis, os irmãos Gallagher vinham determinados a restaurar a supremacia da terra da rainha que havia nos tempos dos Beatles, em meio agrandes canções e polêmicas na mídia pela sua arrogância os Gallagher podem ser considerados a melhor banda britânica desde os Beatles(essa frase vem de um fã de longa data dos Gallagher então não me crucifiquem por ela).

00's- A ameaça Virtual

O rock, não só o rock mas a música, enfrenta uma nova ameaça, os downloads de graça, os CD's estão cada vez vendendo menos, mas em tempos difíceis buscam-se novas soluções e novas bandas como The Strokes que gravou o disco This Is It o único representante dos século XXI na lista dos 100 melhores discos de rock, The Strokes traz consigo uma nova geração de bandas que usam a internet como aliada para divulgação de show e lançamento de discos.