terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jimmy Owen Sullivan (A7x) -foREVer-

A um ano um dos Maiores Musico, baterista da banda Avenged Sevelfold, Jimmy Owen Sullivan, The Rev, como também era chamado, Faleceu, aos 28 anos, e foi um dos fundadores da banda de metalcore, há 10 anos. O grupo chegou ao sucesso em 2005 com o álbum City Of Evil e ganhou o prêmio de artista revelação no VMA 2006. Em 2008 fizeram shows no Brasil.

"Jimmy não era apenas um dos melhores bateristas do mundo, mas mais importante do que isso, era o nosso melhor amigo e irmão. Nossos pensamentos e preces vão para a família de Jimmy, e esperamos que você respeitem a privacidade dele durante este momento difícil. Você estará para sempre em nosso corações"








Jimmy Owen Sullivan (A7x)

    foREVer

The Rev Tibute

domingo, 5 de setembro de 2010

Goticismo


Goticismo
...para muito nada alem de um nome...para outros, um estilo de vida.
Assim como toda a cultura,existe, claro uma idealização do ser Gotico, logo imaginam as coisas mais absurdas sobre nós.Algumas pensam que temos pacto com o Diabo, outros axam que nao passamos de depressivos suicidas, e as outas pessoas com menos cultura chegam a deixar-nos com raiva quando dizem: "Nossa, olha ali um rockeiro" , rotulando-nos de forma errada, confundindo-nos com outro grupo de pessoas totalmente diferente do nosso.
"A ideologia do Goticismo, e que, quando se aprende a lidar com a morte (ou com o medo dela), de certa forma, se aprende a viver melhor".
Também existe a filosofia Gotica: " O mundo nao e perfeito, o mundo somente será bom para se viver quando toda a hipocrisia e falsidade acabarem".
O surgimento da palavra "Gotico" esta relacionado historicamente com algumas tribos germonicas do seculo III d.C. Sao famosas por terem invadido o imperio romano nessa epoca e tambem por terem sido as primeiras tribos a converterm-se ao cristianismo. Os italianos achavam que a sua admirada arte estava a ser corroida pelos entao Cristãos. Sendo assim, atacavam os godos e taxavam pejorativamente toda a arte medieval cristã de "gotica". Dando assim, um sentido ainda maior para essa palavra.
De certa forma, o Goticismo entercala-se em partes com o romantismo, tornando a arte gotica que ja era sombria e misteriosa, agora ganhou um toque romantico nas suas escrituras. 

Religião dos Goticos
Uma vez. estava num site relacionado com a arte e a cultura gotica, mas ele envolvia uma questao da religiosidade dos goticos, disendo: " ...goticos que sao goticos mesmo, nao teem religiao nenhuma, nao seguem regras..." È claro que os goticos nao gostam de seguir doutrinas, regras e etc. Mas um gotico é livre para fazer o que quiser. Uma das proprias idealizações do ser gotico é: "Seja voçe mesmo"! Entam eu axo que se um gotico se sente um pouco melhor em apenas acreditar que ha um ser superiror, que criou tudo e etc, porquÊ nao deixar-nos acreditar?


O visual dos Goticos
Muitas veses, quando as pessoas veem um gotico percebem que elas sofrem um (as veses leve, as veses mais forte) impacto visual. Isso e evidente e facil de explicar, as pessoas nao estao habituadas a depararem-se com as pessoas vestidas totalmente de preto, quando as veem acabam por se surpreender e mesmo assustando-se.
Mas, e o outro lado da historia? Sera que alguma dessas pessoas que se assustam com o nosso visual ja parou para pensar no porquê de nós usarmos sempre a cor preta? A minha explicação mais logica e que, nos ultimos tempos, varios escritores e musicos famosos, tenham cometido o suicidio, e como a sociedade usa o preto como a cor de respeito aos mortos, os seus fãs e admiradores começaram com esse estilo diferente. Outras pessoas usam o preto pura e simplesmente pelo ar sinistro e misterioso que a cor proporciona. Continuando com o estilo, os goticos nao se vestem so de preto, tambem se maquilham. A maquilhagem facial e sempre mais depressiva, dando um ar mais pálido, destacando negramente as sombras dos olhos.



Porquê  o vicio pela noite
A noite torna o visual do gotico ainda mais sinistro, oferecendo um ar mais triste e depressivo ao mesmo. A noite combina perfeitamente com o vestimento e a maquilhagem dos goticos.








Musica Gotica
Muito influenciada pela musica clasica, a musica gotica utiliza-se de belos vocais sopranos, tenores, violinos, pianos e verdadeiras orquestras completas. A unica diferença entre musica classica e musica gotica sao as letras. Geralmente as letras goticas contam historias de amor, muitas veses com tristeza, mitologia, vida, morte,etc ... Daí para a frente a musica gotica cumeçou a tomar outro rumo. Ganhou bateria, baixo, guitarras graves, com diversos tipod de vocais (gutural, rasgado e lírico), o que hoje nós chamamos o Metal Gotico. Actualmente o Metal Gotico incrementa-se muitas veses com outros estilos de metal. como por exemplo o Gothic Death, Metal, Black Metal ... 

sábado, 4 de setembro de 2010

Historia do Rock

O Rock é um estilo musical que surgiu no final dos anos 40 e no início da década de 50,nos Estados Unidos, em uma mistura de estilos como o Country,o Rhythm & Blues, a Gospel Music. Desde então o Rock 'n' Roll foi assumindo diferentes formas como o indie rock,folk rock,pop rock,progressive rock,punk rock dentre outros. Aqui vamos a uma antologia do rock década por década.

The 50's-O início

Os anos 50 revolucionariam o mundo da música, com a criação de músicas com andamento mais rápido, mais irreverentes e dançantes nascia ai o rock 'n' roll, que durante muito tempo assumiu a face de Elvis Aaron Presley, um jovem do Mississippi, com uma guitarra elétrica um rebolado nunca antes visto que chocou o mundo, rebolado este que chegou a ser censurado pelos mais conservadores a ponto de numa apresentaçã de Elvis no Ed Sullivan Show, a câmera só o filmou da cintura pra cima e em apresentações do Rei colocavam-se fiscais para não o deixar se “empolgar” demais com o rebolado, a Elvis mais tarde viria a cair a alcunha de Rei do Rock, Elvis no entanto dizia que não havia criado o Rock, que este já estava por aí a muito tempo era apenas chamado de Rhythm & Blues, no entanto o Rei começa seu declínio ao assinar com Tom Parker, “O Coronel”,como seu agente,Parker não tinha experiencia nenhuma no ramo e acaba afundando o Rei nas drogas enquanto embolsa 50% de seus lucros. A década também contou com outros nomes de peso com Chuck Berry,que se imortalizou com o passo “Duckwalk” , Buddy Holly, Ritchie Valens, Big Bopper, sendo que os últimos três faleceram em trágico acidente envolvendo um avião monomotor, este acidente viria a inspirar Don Mclean a compor o hit American Pie que define este dia como “o dia em que a música morreu”.

The 60's- The Beatles


No início dos anos 60 surge o som da Motown, contando com artistas como Stevie Wonder, Ray Charles,Marvin Gaye...,dando uma nova cara ao rock, Eis que a partir de 1963 começa a tomada britânica do cenário do rock, graças ao quarteto de Liverpool John Lennon, Paul McCartney,George Harrison e Ringo Starr, ou se preferir simplesmente The Beatles, a maior banda de rock da história começa a traçar sua trajetória no mundo da música, e se intala em todo o planeta a “Beatlemania”, em 1965 os Beatles levam 55.000 fans ao Shea Stadium em NY, os gritos da multidão abafam o fraco euipamento de som disponível na época, ao ponto de John dizer que eles não conseguiam ouvir o que estavam tocando, a apresentação no entanto marca um nova época para os show que agora começa a ser feitos em locais maiores e com mais público. Em 1966 paralelo ao sucesso dos Beatles, é lançado um albúm revolucionário o Pet Sounds do Beach Boys, que apresenta ao mundo o Surf Music, que derivava-se do Rock. Mas em 1967 os Beatles comprovam sua soberania e genialidade com o disco Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, o disco mais importante de sua história, suas novas canções rasgam todas as fórmulas que haviam consagrado a banda, este disco não só é um divisor de águas para a maior banda deste estilo, mas também é um divisor de águas para o rock que deixa de ter limites e formatos fixos. Foi também em 1967 que umas cenas mais famosas da história do rock se protagonizou, durante um show de Jimi Hendrix no Monterey Pop Festival, Hendrix jogou sua guitarra no chão, jogou combústivel nela e ateou fogo sobre o instrumento.A década de 60 ficou marcada pela Beatlemania e pela famosa frase:Sexo, Drogas e Rock 'n' Roll, com bandas como The Doors,The Rolling Stones(que disputava com Beatles, quem vendia mais cd's), Beach Boys, Jimi Hendrix, Janis Joplin entre outros, em 1969 no Auge do Flower Power, Love an Peace, o movimento hippie ganhou sua capital, uma fazenda WoodStock no interior do estado de NY, durante 3 dias o mundo viu o maior festival de sua história o WoodStock, que teve a frase Sexo, Drogas e Rock 'n' Roll como seu lema. Em termos de de cronologia do rock os anos 60 acabam em 10 de agosto de 1970 quando Paul McCartney comunica que não é mais um Beatle, apesar dos sinais claros que a banda já tinha acabado a tempos a ultima gravação foi feita em 1969, a quem atribua a separação do quarteto ao caso de John com Yoko Ono.

The 70's- O derivamento do Rock

Os anos 70 começaram com muitos protestos contra a guerra do Vietnã, a morte de Jimi Hendrix que morreu sufocado pelo próprio vomito em Londres após consumir doses extraordinárias de diferentes tipos de drogas em 1972 o senador Strom Thurmond envia um memorando a Nixon, o então presidente dos EUA, dizendo que John Lennon, o músico mais popular do planeta era uma ameça a sua reeleição, já que o discurso pacifista de Lennon ia contra os ideias e as campanhas militares de Richard Nixon, que gasta milhões de dólares para sem sucesso tentar deportar John Lennon. Em 1973 Elvis Presley faz sua última apresentação famosa no Hawaii, sua despedida é transmitida em escala global por um satélite de televisão e asistida por aproximadamente 1 bilhão de pessoas, a maior audiência de um show de rock até o momento, o Rei viria a morrer 4 anos depois. enquanto os artistas consagrados faziam suas despedida ou se lançavam em carreiras solo, o mundo do rock começava a mudar rependtinamente com o surgimento do punk rock nos EUA, com bandas de Hard Core e Metal como Black Sabbath , Kiss, The Ramones, bandas performáticas como Queen, David Bowie, enquanto na terra da Rainha, bandas de protesto como Sex Pistols, que trazem em música o drama da classe proletária britânica, e abrem caminho pra um serie de bandas que trariam a contestação como sua maior arma.

80's-Rock vs Pop

O Rock e a música em geral sofrem com a globalização artistas como Michael Jackson, que ele descanse em paz, e Madonna dominavam o mercado já que a música pop vendia mais, o Rock começa uma batalha com o pop pelo título de estilo dominante, essa luta tomou face quando Michael Jackson comprou grande parte do catálogo de músicas dos Beatles, mas o rock voltaria a dominar com bandas como Guns N' Roses, e a banda mais influente dos últimos anos U2, a primeira traz de volta o Sexo, Drogas e Rock 'n' Roll e a segunda traz músicas de protesto e o rock romântico, com sua flexibilidade o rock se funde ao rap, união que toma forna na regravação da música “Walk this Way”da banda Aerosmith pelo Rapper Run D.M.C., essa assume forma no nome dos Beatie Boys.No dia 8 de dezembro de 1980 John Lennon é assasinado por um fã, quando voltava para o seu apartamento no Dakota Building de NY, na frente do Dakota foi criado um memorial para Lennon no Central Park o memorial recebeu o nome de Strawberry Fields Forever, o assasino Mark David Chapman foi condenado a prisão perpétua e até hoje é mantido em cela separada dos outros presos, devido as ameaças de morte que recebeu.

90's-De volta as origens

O Rock independente vence o pop corporativo e volta a suas origens, a banda Nirvana acaba mudando o mundo com o disco Nevermind, o disco muda tudo quase que do dia pra note e da início ao reinado do Rock Alternativo, com Nevermind vem a descoberta do underground, com 1995 Kurt Cobain vocalista do Nirvana, o mesmo que levantou o grunge Nevermind, o silencia com um tiro em sua cabeça, mas outro novo estilo o Britpop vinha tomando a cena desde 1994 com o albúm “Definitely Maybe”, da banda Oasis, os irmãos Gallagher vinham determinados a restaurar a supremacia da terra da rainha que havia nos tempos dos Beatles, em meio agrandes canções e polêmicas na mídia pela sua arrogância os Gallagher podem ser considerados a melhor banda britânica desde os Beatles(essa frase vem de um fã de longa data dos Gallagher então não me crucifiquem por ela).

00's- A ameaça Virtual

O rock, não só o rock mas a música, enfrenta uma nova ameaça, os downloads de graça, os CD's estão cada vez vendendo menos, mas em tempos difíceis buscam-se novas soluções e novas bandas como The Strokes que gravou o disco This Is It o único representante dos século XXI na lista dos 100 melhores discos de rock, The Strokes traz consigo uma nova geração de bandas que usam a internet como aliada para divulgação de show e lançamento de discos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Jimmy Hendrix (Video)

James Marshall Hendrix

27 de novembro de 1942 - 18 de setembro de 1970

Amplamente reconhecido como um dos músicos mais criativos e influentes do século 20, Jimi Hendrix foi pioneira no possibilidades explosivo da guitarra elétrica. Hendrix estilo inovador de combinar fuzz, o feedback ea distorção controladas criou uma nova forma musical. Porque ele era incapaz de ler ou escrever música, é nada menos do que notável ascensão meteórica de Jimi Hendrix na música aconteceu em apenas quatro curtos anos. Sua linguagem musical continua a influenciar uma série de músicos modernos, de George Clinton para Miles Davis e Steve Vai com Jonny Lang.

Jimi Hendrix, Johnny Allen Hendrix nasceu às 10:15 de 27 de novembro de 1942, em King County Hospital de Seattle, foi mais tarde renomeado James Marshall por seu pai, James "Al" Hendrix. Jovem Jimmy (como foi referido na altura) se interessou por música, desenho influência de praticamente todos os grandes artistas da época, incluindo a BB King, Muddy Waters, Howlin 'Wolf, Buddy Holly e Robert Johnson. Totalmente autodidata, Jimmy incapacidade de ler a música fez concentrar ainda mais na música que ouvia.

Al notou o interesse de Jimmy na guitarra, lembrando: "Eu costumava ter Jimmy limpar o quarto o tempo todo, enquanto eu estava fora, e quando eu chegava em casa eu iria encontrar um monte de palhas da vassoura ao redor do pé da cama . Eu diria a ele, "Bem não varre o chão? e ele dizia: "Oh yeah", que ele fez. Mas eu descobrir mais tarde que ele costumava sentar-se no final da cama lá e dedilhando a vassoura como se estivesse tocando uma guitarra. " Al encontraram um ukulele velha corda, que deu a Jimmy jogar uma grande melhoria sobre a vassoura.
No verão de 1958, Al Jimmy tinha comprado uma de cinco dólares, de segunda mão da guitarra acústica de um de seus amigos. Pouco tempo depois, Jimmy formou sua primeira banda, The Velvetones. Depois de um mandato de três meses com o grupo, Jimmy saiu para perseguir seus próprios interesses. No verão seguinte, Al Jimmy comprou sua primeira guitarra, uma Supro Ozark 1560; Jimi usou quando entrou para o Rocking Kings.

Em 1961, Jimmy saiu de casa para se alistar no Exército dos Estados Unidos e em novembro de 1962 ganhou o direito de usar o "Screaming Eagles patch" para a divisão de pára-quedistas. Enquanto estacionada em Fort Campbell, Kentucky, Jimmy formaram o King Casuals com o baixista Billy Cox. Após a alta, devido a um ferimento que ele recebeu durante um salto de pára-quedas, Jimmy começou a trabalhar como guitarrista de sessão sob o nome de Jimmy James. Até o final de 1965, Jimmy tinha jogado com vários atos marquise, incluindo Ike e Tina Turner, Sam Cooke, os Isley Brothers e Little Richard. Jimmy partiu maneiras com Little Richard para formar sua própria banda, Jimmy James e os Blue Flames, derramando o papel de trás da linha-guitarrista dos holofotes da guitarra.

Ao longo do segundo semestre de 1965, e na primeira parte de 1966, Jimmy tocou rodadas de eventos menores ao longo de Greenwich Village, aproximar-se com o baixista Animais 'Chas Chandler, durante uma performance de Julho, Caf, Wha? Chandler ficou impressionado com a performance de Jimmy e retornou em setembro de 1966 para assinar Hendrix a um acordo que teria ele se mudar para Londres para formar uma nova banda.

Mudando de baixista para o gerente, a primeira tarefa Chandler foi mudar o nome de Hendrix para "Jimi". Com o baterista Mitch Mitchell eo baixista Noel Redding, o recém-formado Jimi Hendrix Experience rapidamente tornou-se a falar de Londres, no outono de 1966.

A experiência do primeiro single, "Hey Joe", passou dez semanas nas paradas do Reino Unido, cobrindo para fora no ponto n º 6 no início de 1967. O single de estréia foi rapidamente seguido pelo lançamento de um álbum completo Are You Experienced, uma compilação musical psicodélico com hinos de uma geração. Are You Experienced manteve-se um dos álbuns de rock mais popular de todos os tempos, com faixas como "Purple Haze", "The Wind Cries Mary", "Foxy Lady", "Fire" e "Are You Experienced?"

Embora Hendrix experimentou o sucesso esmagador na Grã-Bretanha, não era até que ele retornou aos Estados Unidos em junho de 1967 que inflamou a multidão no Festival Pop de Monterey, com sua performance incendiária de "Wild Thing". Literalmente durante a noite, The Jimi Hendrix Experience se tornou um dos mais populares e mais arrecadou em turnê age no mundo.

Hendrix seguido Are You Experienced, com Axis: Bold As Love. Em 1968, Hendrix tinham maior controle sobre a direção de sua música, ele passou um tempo considerável de trabalho de consoles no estúdio, com cada vez de um botão ou movimento do interruptor de trazer clareza a sua visão.

De volta à América, Jimi Hendrix construiu seu próprio estúdio de gravação, Electric Lady Studios, em Nova York. O nome deste projeto se tornou a base para a maioria de seus exigentes lançamento musical, uma coleção dois LP, Electric Ladyland. Ao longo de 1968, as exigências do turismo e trabalho de estúdio teve seus efeitos sobre o grupo e em 1969 dissolveu a experiência.

O verão de 1969 trouxe o crescimento emocional e musical de Jimi Hendrix. Em jogar o Woodstock Music & Art Fair, em agosto de 1969, Jimi juntou forças com um conjunto eclético chamado Gypsy Sun & Rainbows com Jimi Hendrix, Mitch Mitchell, Billy Cox, Juma Sultan e Jerry Velez. O desempenho Woodstock foi destacada pelo renegado versão de "Star Spangled Banner", o que levou o público encharcado de lama a um frenesi.
Dezenove sessenta e nove também trouxe uma nova colaboração e definir com Jimi Hendrix na guitarra, o baixista Billy Cox e Elétrica Bandeira baterista Buddy Miles. Desempenho como a Band of Gypsys, este trio lançou uma série de Ano Novo em quatro performances 31 de dezembro de 1969 e 1 de janeiro de 1970. Destaques dessas performances foram compilados e posteriormente liberado na Band essência do álbum Gypsys, em meados de 1970 e expandiu o Hendrix: Live at the Fillmore East em 1999.

Em 1970 evoluiu, Jimi trouxe de volta o baterista Mitch Mitchell para o grupo e, junto com Billy Cox no baixo, esse novo trio, mais uma vez formada The Jimi Hendrix Experience. No estúdio, o grupo gravou várias músicas para um outro conjunto dois LP, intitulado provisoriamente First Rays Of The New Rising dom. Infelizmente, Hendrix era incapaz de ver essa visão musical através da sua conclusão, devido à sua agitada agenda turnê mundial, depois da morte trágica em 18 de setembro de 1970. Felizmente, as gravações de Hendrix slated para a liberação do álbum foram finalmente publicadas, através do apoio de sua família e original estúdio engenheiro Eddie Kramer na versão 1997 First Rays Of The New Rising dom.

De gravações demo de mestres acabado, Jimi Hendrix gerou uma incrível coleção de canções ao longo de sua curta carreira. A música de Jimi Hendrix abraçou as influências de blues, baladas, rock, R & B, jazz e uma coleção de estilos que continuam a fazer Hendrix uma das figuras mais populares da história da música rock.

domingo, 21 de março de 2010

Movimentos Hippies

Anos 60
Movimento Hippie
Para ser um hippie você deve acreditar na paz como a maneira resolver diferenças entre povos, ideologias e religiões. A maneira à paz é com o amor e a tolerância. Amar significa a aceitação de outra enquanto é, dar-lhe a liberdade para expressar-se e não os julgar baseados em aparências. Este é o núcleo da filosofia do hippie.
Assim ser um hippie não é uma matéria do vestido, do comportamento, do status econômico...É uma aproximação filosófica à vida que emfatiza a liberdade, a paz, o amor e um respeito para outro e à terra. A maneira do hippie nunca morreu. . Eu acredito que há um pouco hippie em todos nós.
Começaram a surgir jovens rebeldes delinqüentes, e desajustados, mas tinham um grande potencial criativo, e seus próprios ideais, o rock psicodélico, e as drogas, e as contradições dos antigos valores dados pela sociedade, marcaram esse período " magico".
Desde dos anos 50, começaram a surgir movimentos com esses pensamentos:
Os beatniks


Em pleno pós-guerra começou a penetrar nos jovens um sentimento de insatisfação, mas ainda seguiam os papéis antigos habituados pela sociedade. Foi nos Estados Unidos que os jovens não queriam mais viver ou seguir aquela vida medíocre, e superficial, que viviam, eles queriam liberdade, emoçoes diferentes, sensaçoes novas. Por não conseguirem aceitar aquela sociedade, entram no mundo das drogas, e do álcool, e saiam pela estrada em busca de aventuras, foi ai que surgiu a geraçao "beat", mais tarde batizados de "beatniks". Possuíam sua própria linguagem, suas próprias literaturas, escreviam sem usar muitos as regras de sua língua, usando gírias e criando termos. Nessa época surgiram escritores que até hoje têm grande influencias nos jovens, Allen Ginsberg, autor de "Howl", poema escrito com doses de erotismo e obscenidade que fizeram de Allen um símbolo mundial de depravaçao sexual. e Jack Kerouac que escreveu o livro "Pé na Estrada", considerado a bíblia dos beatniks, onde conta suas aventuras pelas estradas, cruzando a América de costa a costa. Criaram seu reduto na cidade de San Francisco, no bairro de North Beach.

Em


San Francisco


Nos primeiros anos da década de 60, os jovens já tinham uma educaçao liberal, que estimulava a capacidade de expressao, os jovens passaram a ser mais críticos e contestadores. Queriam modificar a sociedade, queriam um mundo de sonhos, beseado só no amor e arte, e na paz. Queriam acabar com todos os sentimentos e atos ruins que cobriam o Planeta Terra, como a pobreza e o racismo, denunciar a poluiçao atmosférica, se libertar da inveja e da cobiça entre outros, tudo isso já estava semeando o movimento Hippie, que eram a forma concreta , que os beatniks queriam pois também estavam insatisfeitos com a sociedade, porém acreditavam em seus "sonhos dourados". Outro movimento surgiu em San Francisco, foi The Family Dog, que foi responsável por um grande acontecimento: a organizaçao do primeiro baile de rock da cidade, realizado em 16 de outubro de 1965, no Longshoreman's Hall, com quatro bandas locais. Essa época mudou a cidade e principalmente o bairro North Beach, reduto dos beatniks, que passou a ser a área um velho gueto negro que os jovens redecoraram com cores psicodélicas, incenso, roupas e jóias orientais, criando uma comunidade por volta da esquina das ruas Haight com Ashbury. Essa comunidade tinha com a principal droga o ácido lisérgico, conhecido como LSD, apesar de haveram centenas de mortes por overdose, o seu uso era defendido porTimothy Leary, entre outros artistas e personalidades.

Os Blues eram as suas musicas, falavam da dor e davam voz rs suas frustraçoes, sugiram essa visão de blues acompanhados de visuais psicodélicos, e muitas filosofias e crenças antigas, ideais de vida comunitária, amor livre, e crenças ancestrais (astrologia, tarô, magia) e com as mais exóticas religioes orientais (budismo, taoísmo), expressa nas figuras de Sao Francisco de Assis e Cristo (começavam a surgir os "Jesus Freaks": jovens que seguiam os ideais de Jesus, aliados r filosofia hippie), praticavam rituais dos primitivos índios americanos e dos africanos, Os Hare Krishna também ganhavam força. Havia uma nova indagaçao para a espiritualidade...
Em 1966 houve o fim da The Family Dog, e agora o novo templo do rock era organizado por por Bill Graham, dono do Filmore Auditorium e por Chet Helms, dono do Salao Avalon


os grupos de rock de San Francisco (que eram pouco mais de meia dúzia) passaram a se multiplicar, chegando, no final de 1966, a aproximadamente 1.500, todos sob a influencia do blues.

1967 conhecido como o ano da Flor os hippies convocaram uma reunião, (Reunião das tribos), mostrando sua força, realizada no Golden Gate Park para o chamado World's First Human Be-In, que teve a presença de cerca de 20 mil jovens cantando e dançando, cobertos de flores, de colares e pulseiras de contas. E já tinham 100 mil hippies foram chamados de flower children ("filhos da flor", como se intitulavam) invadiriam a cidade de San Francisco em junho, para o chamado Verao do Amor. O Hino intitulado daquele ano foi gravada pelo cantor Scott McKenzie. A música, composta por John Phillips (dos Mamas and Papas), quem fosse a San Francisco que nao esquecesse de colocar flores nos cabelos. Os 100 mil jovens não chegaram de uma só vez, mas apareceram lá no decorrer do verão, . Eles exigiam das autoridades casa, comida e assistencia médica. Além disso, a Comissao de Parques liberou algumas áreas em torno de Haight-Ashbury para sacos-de-dormir. Da noite para o dia, a cidade ganhou fama (nacional e internacional) de capital mundial dos hippies, o que acabou atraindo turistas de vários lugares. Com toda a exploração turística já que não era esse fundamento aplicado muitos hippies deixaram Haight-Ashbury e foram viver em comunidades rurais.





16 a 18 de junho de 1967, próximo de San Francisco, acontecia o Monterey Pop Festival, que acabou acolhendo mais de 50 mil, a maioria sem ingresso, e todo o festival ganharam força internacional com sua melhores bandas, ao slogan do festival: "Música, amor e flores". Nesse período o mundo assistiu o nascimento de duas estrelas do rock: Janis Joplin e Jimi Hendrix. Mais dois acontecimentos ainda marcariam aquele período. O primeiro foi o lançamento do disco Sergeant Pepper's, considerado o "divisor de águas" da obra dos Beatles. Depois de todo esse tempo largaram a imagem de adolescentes "sonhadores" e passaram a ser musicos criativos, e toda essa criatividade atribuída ao LSD.

Outro acontecimento envolvendo os Beatles, foi um especial de televisao transmitido para 200 milhoes de pessoas em vários países pelo novo sistema via satélite, onde eles cantaram "All You Need is Love", cuja letra dizia que tudo era possível, desde que existisse amor. Em novembro de 1967, muitos participaram da Marcha ao Pentágono, que foi um dos maiores confrontos entre estudantes e a força militar. O fato anunciava que o ano de 1968 seria essencialmente político. E foi...
A geraçao que acreditou ser capaz de parar uma guerra e mudar o mundo, deixou uma semente que acabaria sendo lançada aos quatro ventos, indo refletir-se nos lugares mais longínquos do globo. Uma nova moral, uma nova ética, novos valores haviam sido cultivados na cabeça das pessoas, graças rqueles jovens dos anos 60. Essa semente está presente ainda hoje dentro de cada um que se permita sonhar e acreditar na realizaçao de seu sonho. Aliás, o sonho nao acabou..

sexta-feira, 12 de março de 2010

Sleaze Rock

Sleaze Rock
Sleaze rock é nada mais do que um revival do glam metal oitentista (bandas como Poison, Cinderella e Mötley Crüe representam o estilo) com influência de bandas punks.
A maioria das bandas de sleaze são suecas (na minha opinião, o novo pólo mundial do rock – as bandas suecas são MUITO boas!), como o Vains of Jenna, o Crashdïet e o Hardcore Superstar, os mais famosos expoentes do gênero no mundo.
Como no movimento oitentista, o visual é bastante importante para as bandas de sleaze: jeans rasgados, calças de couro, bandanas, camisetas pretas, botas e pulseiras, além da maquiagem nos olhos (como você pode ver na foto do Vains of Jenna acima). Mas, como o visual não é tudo, é claro que a música sleaze tem características próprias, como o vocal rasgado, as guitarras distorcidas, a bateria rápida (influência dos punks), além de solos cheios de distorção que abandonam um pouco a influência do blues do hard rock oitentista.
No Brasil, temos representantes do sleaze também: Bastardz (que apesar de uma mudança grande no estilo, continua fazendo ótimas músicas – e abriu o show do Crashdïet no Brasil em 2008), o Pink Dolls (que havia sido cotado para abrir o show do Hardcore Superstar, que não aconteceu) e o Obsexsion (que acabou em 2009).
E, apesar de serem poucas, também temos as garotas Sleaze: o Vision, uma banda inteiramente feminina, que participará do festival sueco Rest In Sleaze (promovido pela mãe de Dave Lepard, ex-vocalista do Crashdïet – morto em 2005) e o Vanity Blvd – que tem somente a vocalista Cindi de garota, e se descreve como Mötley Crüe com uma garota no vocal.

Glam Rock

Glam Rock
O
Glam rock (Estilo criado na Inglaterra também conhecido como glitter rock), era um estilo de música nascido no final dos anos 60 e popularizado no início dos anos 70. Era principalmente um fenômeno inglês que foi difundido em meados de 1971 e 1973. Nos EUA, o Glam rock teve um menor impacto e foi apenas difundido por fãs de música nas cidades de Nova Iorque e Los

Angeles.

O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. A ênfase lírica abordava a "revolução adolescente" (T. Rex - “Children of the Revolution “, Sweet - “Teenage Rampage“) assim como uma ampla notoriedade na direção de temas heterosexuais, sobre a decadência e fama.

Os cantores de Glam freqüentemente vestem-se de forma andrógina, com maquiagem vistosas, trajes extravagantes não diferentes aos que Liberace e Elvis Presley vestiam quando tocavam em cabarés. Um exemplo famoso seria David Bowie durante a fase de Ziggy Stardust e Aladdin Sane. Ambigüidade sexual percebida era em resumo uma moda: algumas bandas começaram a tocar com trajes patentemente ridículos. O Glam Rock se diferencia do Glam Metal, por ter um som menos pesado.